quinta-feira, 6 de maio de 2021

Saúda-vos Lucas, o médico amado. Colossenses 4: 14; Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. Filemom 24; Só Lucas está comigo. 2 Timóteo 4: 11

Lucas

 

Lucas escreveu dois livros da Bíblia do Novo Testamento, com seu Evangelho e os Atos dos Apóstolos. Embora ele não se nomeie explicitamente como o autor dessas duas escrituras, o Espírito Santo nos diz algo sobre sua pessoa em três lugares nas cartas paulinas.


1. Lucas, o médico amado: Ao ler seus relatos bíblicos, você pode sentir o quanto Lucas, o médico, se interessava por seus semelhantes e suas condições de vida. Além disso, seu estilo de linguagem e seu conhecimento prévio mostram que Lucas era um homem culto. Por exemplo, em alguns lugares de Atos, fica claro que ele tinha um excelente conhecimento dos estudos jurídicos romanos e estava bem informado sobre os vários grupos religiosos da época. Paulo, entretanto, valorizava este homem não por causa de sua profissão de prestígio ou seu intelecto, mas como um servo do Senhor. Ele o amou como um irmão em Cristo.


2. Lucas, o cooperador: Lucas provou seu valor em sua profissão terrena. Agora ele acompanhou o apóstolo Paulo em suas viagens missionárias. Por isso Lucas freqüentemente escreve na história dos apóstolos do capítulo 16: 10 em diante na forma nós. Lucas não era um solitário, mas um colaborador confiável na obra do Senhor, que servia em harmonia com outros irmãos.


3. Lucas, o amigo fiel: Em sua última carta, Paulo enfatiza que Lucas estava com ele na prisão quando outros o deixaram. Como foi benéfico para Paulo ter um amigo leal ao seu lado nos momentos difíceis, que compartilhou sua devoção a Cristo!


Leitura Diária da Bíblia: 1 Samuel 4: 1 - 11: Efésios 5: 8 - 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário