terça-feira, 11 de maio de 2021

Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, ... Sou mais prudente do que os velhos... Salmo 119: 99, 100

Aconteceu também na época do Antigo Testamento que os mais jovens tinham mais conhecimento e visão do que os mais velhos? Hoje, a educação da geração mais jovem muitas vezes vai além do que seus pais ou aqueles que “pregam a palavra” poderiam aprender na juventude.

Se quisermos entender o contexto da Palavra de Deus, definitivamente pode ser uma vantagem ter uma mente treinada - se isso for acompanhado da necessária "formação do coração". Não nas universidades, mas só do e com o nosso Senhor, podemos aprender a ser "mansos e humildes de coração". E o conhecimento realmente espiritual não é dado a quem acumula uma riqueza de conhecimentos teóricos, mas a quem também põe em prática a vontade de Deus.


Isso também diz o contexto das palavras citadas do Salmo: “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.”


O Salmo 119 nos mostra o coração do futuro remanescente crente de Israel. A maioria deles são jovens que estudaram as escrituras do Antigo Testamento (Salmo 110: 3). Mas, ao contrário de seus “mestres”, que o pesquisam principalmente do ponto de vista formal, tradicional ou nacional, eles encontraram o Messias nele e aguardam sua vinda. Deus trouxe nova vida a eles, e isso é mostrado por eles meditarem sobre Sua Palavra a fim de “guardar” ou cumpri-la.


Na época da opressão anticristã, esses jovens enfrentarão grandes dificuldades, mas permanecerão fiéis. E quando Cristo aparecer, eles sairão para encontrá-lo com alegria. - Que incentivo para nós!


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 7: 2 - 17 - Salmo 90: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário