sexta-feira, 21 de maio de 2021

Negociai até que eu venha. Lucas 19: 13

Esta instrução clara do Senhor na parábola aos seus servos é um convite igualmente inequívoco do Senhor Jesus a nós, seus discípulos: Negociai até que eu venha!

Certamente não é sem significado que o Senhor está usando uma figura da vida comercial aqui. Fazer negócios exige perseverança, habilidade e certo risco. Valores como honestidade, confiabilidade e lealdade também são exigidos. Negociar é uma qualificação expressa para o caráter.


Quando o “ilustre homem” da parábola deu a seus servos dinheiro no valor de dez minas, ele queria que eles o aplicassem com lucro. Fazer negócios com pouco capital exige um esforço incomum e grande comprometimento pessoal. Isso é exatamente o que o Senhor espera de nós também! Na parábola, o Senhor vincula o salário à lealdade dos servos.


Isso foi crucial. O salário do servo que ganhara dez minas consistia na administração de dez cidades. Que relação entre o fraco serviço e a recompensa! Para cada mina ganha, os lavradores ganhavam uma cidade inteira. Apenas a graça pode recompensar assim; ela vai muito além da nossa imaginação.


E este encorajamento: “Tua mina”, diz o servo, “rendeu dez minas”. Isso nos dá uma idéia das possibilidades dos dons que nos são confiados. É semelhante à parábola do semeador, onde você pode sentir o poder da semente da palavra de Deus. Não é nossa palavra, não é nosso esforço, não é nosso mérito, mas é nossa responsabilidade em como usamos os dons do Senhor. Portanto: "Negociai até que eu venha!


Senhor, ensina-nos a vigiar

e esperar por ti, 

fiel nas pequenas coisas!


Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 14: 1 - 10; Salmo 97: - 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário