domingo, 2 de maio de 2021

E, quando ofereceres oferta de manjares, cozida no forno, será de bolos asmos de flor de farinha, amassados com azeite, e coscorões asmos untados com azeite. Levítico 2: 4

O azeite da oferta de manjares


O azeite era usado de duas maneiras em uma oferta de manjares como uma massa assada no forno: em um caso, a farinha fina de um bolo era misturada com óleo; no outro caso, um coscorão era untado com azeite ou ungido.


Como tantas vezes acontece na Bíblia, o azeite é uma figura do Espírito Santo. Misturado com azeite - indica que o Senhor Jesus foi gerado como homem pelo Espírito Santo. O anjo Gabriel diz a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1: 35).



Assim, o Filho de Deus veio à terra e viveu aqui como um verdadeiro homem: com um corpo humano, uma alma humana e um espírito humano, em si mesmo sem pecado e sem ele mesmo pecar. Gerado pelo Espírito Santo, Ele era “o Santo” e levou uma vida santa e perfeita!


Untado com azeite - quando o Senhor Jesus foi batizado por João, o Espírito Santo desceu sobre Ele. “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder” para ministrar aqui (Lucas 3: 22; Atos 10: 38).


Olhamos com adoração e maravilhados para a pureza e santidade perfeitas do Senhor Jesus como homem e para Sua devoção perfeita a Deus, mesmo nos sofrimentos mais profundos que Ele passou durante sua vida. Tudo nele era perfeito e para alegria de Deus. Ele era “o santo”, não havia pecado Nele, Ele não o conhecia nem o fazia (1 João 3: 5; 2 Coríntios 5: 21; 1 Pedro 2: 22).


Jesus - esse devia ser o seu nome (Lucas 1: 31). Quão grande e glorioso o homem Jesus se tornou para nós através da figura do Antigo Testamento da oferta de manjares!


Leitura Diária da Bíblia: 1 Samuel 2: 1 - 11: Efésios 4: 11 - 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário