sábado, 30 de julho de 2022

Bem sabes isto: que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Fígelo e Hermógenes. O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou e não se envergonhou das minhas cadeias; antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou. O Senhor lhe conceda que, naquele Dia, ache misericórdia diante do Senhor. E, quanto me ajudou em Éfeso, melhor o sabes tu. 2 Timóteo 1:15-18

Aqueles que tinham vergonha do apóstolo Paulo porque ele estava na prisão também tinham vergonha do "testemunho de nosso Senhor". Foi precisamente por este testemunho que Paulo era um prisioneiro (v. 8, 12).

 

Na província romana da Ásia, a área ao redor de Éfeso, na Turquia atual, muitos obviamente se envergonharam do apóstolo aprisionado e se afastaram dele. Mas Onesíforo foi uma exceção. Mesmo antes que os outros se tornassem infiéis, este irmão tinha sido de grande utilidade no serviço do Senhor.


A situação havia se tornado muito mais difícil: Paulo havia sido condenado à morte pelas autoridades. Agora Onesíforo estava viajando para Roma. Era quase impossível encontrar o apóstolo lá; já era perigoso ousar tentar. Mas Onesíforo conseguiu; ele descobriu o paradeiro de Paulo. E aparentemente ele ficou com ele por um tempo para reanimá-lo.


O zelo demonstrado por este irmão é uma demonstração maravilhosa do "primeiro amor" e de um "vencedor". Para superar meios, para lidar com obstáculos e dificuldades com esforço.


Tão profundamente, quanto a atitude dos crentes na Ásia, machuca o apóstolo, nós não lemos nenhuma palavra amarga dele. Não, Paulo mostrou um espírito de graça para com aqueles que haviam fracassado. Esta é também uma marca de um verdadeiro vencedor.


Leitura diária da Bíblia Jó 8:1-22 : Atos 7:51-60



Nenhum comentário:

Postar um comentário