sexta-feira, 8 de julho de 2022

Zebulom é povo que expôs a sua vida à morte, como também Naftali, nas alturas do campo. Juízes 5: 18

Israel havia lutado contra seus inimigos. Nesta batalha eles tinham tido uma dupla liderança: Débora, uma profetisa e juíza, que tinha unido forças com um homem para a ação militar, com Baraque.

 

Depois de Deus lhes ter dado a vitória, estes dois cantaram uma canção. Nele, eles avaliaram, entre outras coisas, como cada uma das tribos de Israel havia respondido ao chamado para a batalha. Aqui estão dois exemplos positivos e inspiradores:


Zebulom tinha estado disposto a sacrificar-se pelo bem de todo o povo. Esta tribo "expôs a sua vida à morte". Isso é o quanto os interesses de Deus importaram para eles! Em termos humanos, a vitória não era de forma alguma garantida. O inimigo estava com vantagem em números e equipamentos. Somente a fé poderia contar com a vitória aqui.


O Apóstolo Paulo menciona um casal com qualidades semelhantes em Roma. Priscila e Áqüila "pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça" (Romanos 16: 4). Aparentemente, eles haviam salvo sua vida em uma determinada situação e estavam dispostos a sacrificar suas próprias vidas por ele.


A tribo de Naftali havia se posicionado na batalha dos israelitas "nas alturas do campo". Estes eram provavelmente lugares expostos no campo de batalha onde se podia ser facilmente visto e atacado. Mas quem quer que pudesse ocupar e defender estas alturas estava muito mais perto da vitória. Essa pode não ser a tarefa de todos. Mas ainda hoje existem posições espirituais que não devem ser abandonadas, verdades bíblicas às quais devemos nos agarrar a todo custo.


Quem hoje está disposto a se entregar pela verdade de Deus, pelo bem-estar de seu povo e pelos interesses da obra do Senhor, e a tomar uma posição clara?


Leitura diária da Bíblia: Daniel 5: 13 - 31; Atos 1: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário