sexta-feira, 15 de julho de 2022

Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. Compadece-se sempre, e empresta, e a sua descendência é abençoada. Salmo 37: 25, 26

Em sua vida com Deus, Davi, o autor de nosso Salmo, fez grandes observações. Ele passou por situações ameaçadoras - grandes perigos, nos quais ele pediu a Deus que não o abandonasse (cf. Salmo 27: 9; 38: 22). No entanto, olhando para trás, para sua própria vida e para a vida dos outros, Davi poderia de fato dizer: "Nunca vi desamparado o justo".


Justo - assim o Antigo Testamento chama pessoas que crêem em Deus, que alinharam suas vidas com Sua vontade e encontraram Sua aprovação. À luz do Novo Testamento, podemos dizer que eles possuíam a vida de Deus. Deus estava perto deles e os abençoou (cf. Romanos 4: 1 - 8; Gênesis 6: 9).


Em relacionamento com Deus, a pessoa justa é o receptor. Ele está na graça e sob a rica bênção de Deus. Deus lhe mostrou a graça e esta graça agora o molda: "Ele é gracioso". Em seu ambiente, ele pode ser o doador e deixar que outros partilhem da bênção que ele recebeu: Ele empresta generosamente. Lemos: "O justo se compadece e dá" - e o faz livremente (v. 21).


Uma vida no temor de Deus e sob a bênção de Deus também tem um efeito sobre os descendentes: Afinal de contas, eles são testemunhas disso; tudo isso os forma. E assim eles mesmos são abençoados e podem ser uma bênção para os outros. Deus tem prazer em salvar e abençoar não apenas indivíduos, mas famílias inteiras! (Cf. Atos 11: 14; 16: 31, 34).


Este homem justo do Salmo 37 é um incentivo para todo crente. Afinal de contas, suas características são as características do próprio Senhor Jesus. Se elas determinam nossas vidas, então Deus as reconhece - para o benefício e bênção de nós mesmos e de nossos filhos.


Leitura diária da Bíblia Daniel 9: 1 - 14; Atos 3: 1 - 11



Nenhum comentário:

Postar um comentário