segunda-feira, 4 de julho de 2022

Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. Tiago 5: 11

Jó era um crente que viveu sua vida de acordo com a vontade de Deus. Deus o chama de "sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal". Mas depois vêm as provas severas para ele. Não é Satanás quem vem com a idéia de tentar Jó, mas Deus toma a iniciativa: "Observaste tu a meu servo Jó?" Então Deus emite o testemunho mencionado sobre Jó (Jó 1: 1, 8).

 

Então Satanás argumenta: "Porventura, teme Jó a Deus debalde?" Ele insinua que Jó está fazendo um bom proveito de seu temor a Deus: "Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face!" Então Deus permite que Satanás toque "tudo o que ele tem". Mas "em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma". O ganho não é a razão de seu temor a Deus (Jó 1:9, 11, 12, 22).


Mas então Deus permite que Satanás toque a saúde de Jó. E o resultado? "Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios". E embora muitas amarguras venham de seus lábios mais tarde, até que seus olhos tenham visto Deus, ainda assim Deus cumpre seu propósito, seu "fim", com Jó. A perseverança tem "a sua obra perfeita". - Isto foi uma tentação para o bem ou para o mal? - Foi uma prova para o bem. Veio de Deus, embora o diabo fosse o instrumento! (Jó 2: 10; 42: 5; Tiago 1: 2 - 4).


Havia também a esposa de Jó. Ela também deve ter sofrido por seus filhos e filhas. Mas o que ela disse diante da doença de seu marido? “Amaldiçoa a Deus e morre"! Isso foi tentação para o bem ou para o mal? Foi para o mal e poderia ter sido uma armadilha para Jó; e ainda assim não veio do diabo - veio da carne (Jó 2: 9; Tiago 1: 13 - 15).


Leitura diária da Bíblia: Daniel 4: 1 - 15; Salmo 40: 1 - 9



Nenhum comentário:

Postar um comentário