quinta-feira, 7 de julho de 2022

Gileade ficou dalém do Jordão, e Dã, por que se deteve junto a seus navios? Aser se assentou nas costas do mar e repousou nas suas baías. Juízes 5: 17

Israel estava sob estresse. Mais uma vez haviam sido atacados por inimigos, desta vez por Jabim, rei dos cananeus, e Sísera, seu comandante do exército. Após a vitória dada por Deus, Débora, a profetisa e juíza, e Baraque cantaram uma canção. Nela, eles descreveram como cada uma das tribos de Israel havia respondido ao chamado para se juntar à luta. Alguns haviam se comprometido com a luta, outros haviam se recusado. 

Gileade tinha se esquivado. Este nome de região aqui provavelmente se refere ao território da tribo de Gade e metade de Manassés que, junto com Rúben, preferiu buscar sua terra no leste da Jordânia.  Mesmo assim, eles não haviam demonstrado comprometimento suficiente e interesse em tomar posse de sua herança, na terra prometida de Canaã. E agora? Eles "ficaram dalém do Jordão". Isto foi um descanso preguiçoso, uma negação. Eles não queriam ser incomodados.

 

A tribo de Dã "se deteve junto a seus navios". Ele tinha ido com eles para a terra de Canaã, mas não tinha vindo contra os inimigos em sua área tribal. Os amoritas haviam expulsado Dã para as montanhas (Juízes 1: 34). Naquela época, os danitas não sabiam como usar o poder de Deus, e mesmo agora eles se retiraram para seus navios em vez de lutar. Aser tinha sua área residencial no Mar Mediterrâneo, situada de forma atrativa e favorável ao comércio por navio. De acordo com o desejo deles, este deveria continuar sendo o caso. Esta tribo "assentou" e "repousou nas suas baías".


Essas quatro tribos e meia não tinham qualquer utilidade para os interesses de Deus e para as necessidades de seu povo. - E para nós hoje, Judas não deixa nenhuma desculpa em sua carta quando nos chama "a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Judas 3).


Nós nos deixamos chamar ou preferimos descansar?


(termina amanhã)


Leitura diária da Bíblia: Daniel 5: 1 - 12; Salmo 41: 10 - 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário