sábado, 16 de julho de 2022

E irás, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Êxodo 3: 18

Heber é descendente de Sem e um ancestral de Abraão. O termo hebraico poderia se originar dele. No entanto, o significado da palavra também poderia se referir a: aquele que passou ou aquele que vem do além (do Eufrates). Isto se aplica a Abraão; e Abraão é também o primeiro a ser assim citado na Bíblia. Quando Ló é levado cativo na guerra dos reis, um homem fugitivo relata isso a "Abrão, o hebreu" Gênesis 10: 21; 11: 10 - 26; 14: 13).

 

Mais tarde, os descendentes de Jacó são comumente chamados de hebreus: José é vendido no Egito, e é chamado de "o varão hebreu". O próprio José também se refere à terra da qual ele foi "roubado" como a "terra dos hebreus". No tempo de Moisés lemos sobre "parteiras das hebréias", e no tempo de Saul os filisteus zombam: "os hebreus saíram das cavernas" (Gênesis 39: 14; 40: 15; Êxodo 11: 5; 1 Samuel 14: 10).


Mas não é o que os homens associam ao nome "Hebreu" que é decisivo, mas o que Deus vê nos hebreus. Em nosso versículo do dia, Moisés é instruído por Deus a ir ao Faraó e dizer "O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou". É aqui, onde o povo é escravizado e oprimido, onde não tem direitos e nenhum lobby, que Deus se une com eles: "O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó" - mas diante de Faraó Ele se chama "o Deus dos Hebreus" (v. 16).


Sim, o grande Deus aceita os descendentes de Abraão, e "Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus" (Hebreus 2: 16; 11: 16).


E depois há o escravo que ama seu Senhor, sua esposa e seus filhos e cuja orelha é furada com uma sovela, um "servo hebreu" - ele é uma bela figura para o Senhor Jesus (Gênesis 21: 2, 5 - 6).


Leitura diária da Bíblia: Daniel 9: 15 - 27; Atos 3: 12 - 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário