sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22: 29

Assim respondeu o Senhor aos saduceus, que queriam demonstrar com uma história astutamente engenhosa que não poderia haver ressurreição. Em sua breve resposta, o Senhor põe o dedo em dois erros graves subjacentes ao pensamento deles.

 

Primeiro, eles não conheciam "as escrituras". Eles tinham lido que Deus se chama "o Deus de Abraão e o Deus de Isaque e o Deus de Jacó". E eles poderiam saber que "Deus não é o Deus dos mortos, mas dos vivos" (v. 32). Mas o coração deles não estava realmente voltado para Deus. Eles não leram a Palavra para conhecer melhor o próprio Deus e Sua vontade. Portanto, nunca lhes passaria pela cabeça pensar que esta mesma expressão implicava no fato da ressurreição. - Teríamos percebido isso hoje sem essa dica do Senhor? Também necessitamos que Cristo e Seu Espírito abram nossa compreensão para que possamos compreender as escrituras (Lucas 24: 45).


Em segundo lugar, os saduceus ignoravam o poder de Deus que pode ressuscitar os mortos. Este poder que ressuscitou o Senhor Jesus dos mortos também tornou-nos, nós que estávamos mortos em delitos e pecado, vivos com Cristo. Paulo orou para que os Efésios pudessem conhecer a grandeza insuperável de Seu poder neles. E este poder não só atuou sobre nós, mas também atua em nós. Paulo valorizou esse poder e viveu nele (Efésios 1: 19, 20; 2: 5; 3: 20; Colossenses 1: 29).


Conhecer as escrituras e não o poder de Deus leva a uma ortodoxia morta, uma mera ortodoxia formal. Se, por outro lado, se conhece algo do poder de Deus, mas não a Palavra de Deus, isso leva ao fanatismo e à falta de sobriedade. Somente o conhecimento de ambos produz vida espiritual saudável.


Leitura diária da Bíblia: Isaías 66: 1 - 24; Marcos 4: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário