terça-feira, 29 de novembro de 2022

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Romanos 12: 19

Uma vitória incomum


Não tinha chegado à luta. Ninguém foi morto. E ainda assim, uma grande vitória foi conquistada na época - e isto numa caverna! O rei Saul tinha ido à área de En-Gedi com 3000 guerreiros escolhidos para localizar e matar seu fiel súdito Davi.


Imagine o drama da situação, quando Saul, completamente sozinho, entrou na caverna onde Davi estava escondido com seus homens. Como teria sido fácil para Davi matar Saul. E de fato, seus homens o incitaram a fazer exatamente isso. Ao fazer isso, eles até usaram indevidamente uma afirmação de Deus. Mas Davi recusou-se a fazer a Saul o que Saul, por sua vez, queria fazer a Davi. Ouçamos o próprio Davi: "O SENHOR me guarde de que ... estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR". Davi preferiu entregar sua causa inteiramente na mão de Deus (1 Samuel 24: 5, 7).


Que vitória da graça de Deus! E que exemplar para nós! E que bela e figurativa referência ao próximo Salvador, "o qual, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente"! (1 Pedro 2: 23).


Esta vitória conquistada no coração não trouxe a Davi nenhum ganho imediato. Pelo contrário, ele continuou a ser caçado como um animal selvagem por Saul - e isto apesar da aparente mudança de opinião de Saul após este incidente.


O que é decisivo é que Deus está acima de tudo. A vitória pertence àqueles que, como Davi, entregam sua causa inteiramente a Ele.


Leitura diária da Bíblia: Cantares 3: 1 - 11; Marcos 8: 14 - 26



Nenhum comentário:

Postar um comentário