quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 2 Pedro 1: 9

Nos versículos 5-7, o apóstolo Pedro apresenta sete características ou frutos da fé, que deveriam marcar cada vez mais a vida do crente. São eles: Virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e caridade.

 

É ainda mais triste quando estas "coisas" ou características não são vistas. Pedro não pensa nos incrédulos, mas nos cristãos que não vivem mais suas vidas com o Senhor, mas se tornaram indiferentes e egoístas. Eles são chamados das trevas para a "maravilhosa luz" de Deus, mas em seu estado atual tais cristãos são "cegos" - cegos sobre si mesmos e não aceitam a beleza da verdade de Deus (1 Pedro 2: 9).


Será que tal pessoa esqueceu que foi lavada de seus pecados? Não, mas esqueceu que ele foi limpo deles! E assim, ele voltou aos velhos hábitos e ao estilo de vida anterior antes de sua conversão. Ele se afeiçoou ao mundo, perdeu o sentido do que significa ser um cristão. Ele não tem mais em mente sua vocação celestial, mas, em vez disso, voltou-se para o mundo com seus caminhos e princípios terrenos. Sua queda é tão profunda que o Senhor tem que abalá-lo para que ele volte a cair em si.


O que pode nos proteger? Temos que "fazer cada vez mais firme a nossa vocação e eleição" (v. 10). Não diz "o chamado e a eleição de Deus" - isto é irrevogavelmente firme. Lá diz "vossa vocação e eleição". Esta é outra maneira de ver as coisas: devemos nos conscientizar de nossa vocação e eleição, sempre nos regozijarmos e deixar que se torne visível em nossas vidas. Então também viveremos nas sete "coisas" mencionadas e seremos impedidos de tropeçar!


Leitura diária da Bíblia: Isaías 65: 1 - 12; Marcos 3: 13 - 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário