quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade? 2 Pedro 3: 11

Pedro é um "homem de palavras claras". "Havendo, pois, de perecer todas estas coisas" - com isto o apóstolo entende tudo o que é visível que nos rodeia. Em outras palavras: tudo o que é terreno - minha casa, meu carro, meu mobiliário doméstico, minha conta bancária, meu jardim - está destinado ao fogo! Quando ficarmos impressionados com as implicações desta frase bíblica, muitos de nós teremos que engolir a princípio. Muitas vezes acenamos com a cabeça quando alguém disse que não podemos levar nada desta terra. Basicamente, sabemos que tudo o que é terreno vale menos do que as riquezas celestiais. Mas como os bens terrenos, especialmente nossos bens pessoais, estão tão próximos de nós e ao mesmo tempo tão tangíveis, também aceitamos com gratidão todas as bênçãos terrestres e depois - mais ou menos inconscientemente - colocamos nosso coração neles.

 

Pedro quer despertar nosso "ânimo sincero" (cap. 3: 1). No primeiro capítulo, o apóstolo havia lembrado aos crentes de seu chamado divino e lhes propôs como meta a "entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". Ele agora contrasta isso com a transitoriedade das coisas terrenas. E se assim é, "... vos convém ser em santo trato e piedade"!


No que diz respeito à nossa conduta de vida, ela deve ser santificada: separada do mal e totalmente consagrada a Deus. Nossos semelhantes - crentes ou não crentes - devem reconhecer que estamos orientados para a eternidade e aguardam o Senhor que vem, enquanto a Terra é apenas uma estação de trânsito para nós. Nisto, nosso modo de vida - mesmo antes de nossas palavras - deve apontar para Cristo.


Quanto ao nosso relacionamento pessoal com Deus, ele deve ser caracterizado pela piedade: Confiando em Deus em tudo, levando Deus a todas as áreas e situações da vida, obedecendo-O em tudo, e aceitando tudo o que encontramos como vindo Dele.


Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 10: 1 - 20; Marcos 6: 45 - 56

Nenhum comentário:

Postar um comentário