domingo, 18 de abril de 2021

Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5: 2

Oferta e Sacrifício

 

Os escritos do Antigo Testamento são "escritos para nossa instrução" - portanto também para os crentes de hoje. Isso não significa apenas que podemos aprender com as experiências de fé dos antigos. Mas também, muitas pessoas, eventos ou objetos têm um significado tipológico ou exemplar. Dessa forma, eles podem esclarecer princípios espirituais ou apontar para a pessoa do Senhor Jesus (Hebreus 11; Romanos 15: 4; Gálatas 4: 24; 1 Coríntios 10: 6).


Isso é especialmente verdadeiro em relação aos sacrifícios feitos a Deus. O Senhor Jesus explicou aos discípulos de Emaús "começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras". E Paulo relaciona as palavras "oferta" e "sacrifício" diretamente ao Senhor Jesus e sua obra. A palavra "oferta" significa oferta de alimentos [ou manjares] (Lucas 24: 27; veja Hebreus 10: 1-5).


Embora reconheçamos nos sacrifícios e em seu sangue referências à obra totalmente válida de expiação do Senhor Jesus, a oferta de alimentos nos mostra a perfeição do Senhor Jesus como ser humano, que foi repetidamente posto à prova por meio do sofrimento durante sua vida.


Portanto, encontramos o Senhor Jesus representado em ambos os tipos de sacrifício. Por isso gostamos de analisar seus detalhes e nos alegramos por eles.


A oferta de cereais era cozida com flor de farinha fina misturada com azeite e ungida. Uma parte dela era oferecida junto com o incenso no altar de ofertas queimadas. Mostra-nos o Senhor Jesus como homem perfeito e sem pecado, que - gerado pelo Espírito Santo - conduziu sua vida santa no poder do Espírito Santo e foi totalmente consagrado a Deus.


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 29: 1-17: Gálatas 5: 11-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário