sexta-feira, 9 de abril de 2021

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. 1 João 2: 15

Talvez alguém pergunte: O que é “o mundo”? Dificilmente há um tópico sobre o qual haja tantas idéias obscuras quanto sobre o mundo ou o mundanismo. Isso porque todos nós tendemos a definir o mundanismo de tal forma a não precisarmos mudar nada em nossas próprias vidas. A Palavra de Deus, por outro lado, nos dá informações claras e inequívocas sobre o significado e o alcance do termo mundo: Tudo o que “não é do Pai” cai nesta área. Quanto mais próxima a minha comunhão com o Pai, mais claramente poderei perceber o que é mundo ou mundanismo (v. 16).

Esta é a maneira de Deus nos ensinar. Quanto mais desfrutamos do amor do Pai, mais descartamos tudo o que é do mundo e evitamos suas influências.


Quem agora revela o Pai e seu amor por mim? - O Filho! 


E como isso acontece? - Quando o Espírito Santo traz a revelação viva do Pai através do Filho  diante de nossos corações. 


Quanto mais intimamente vivemos em comunhão com o Pai, melhor se tornará nossa capacidade de discernir em relação ao mundo. Tentar definir o termo mundo de qualquer outra forma seria inútil. O mundo se mostra em inúmeras sombras; e freqüentemente não é possível dizer de forma precisa: "Aqui é o ponto onde começa o mundanismo."


Mas, sob a orientação do Espírito, a natureza divina sensível dentro de nós se retrai do mundo, em qualquer forma que nos apresente. Se vivermos com Deus, não faremos causa comum com o mundo. Definições frias ou regras estritas são inúteis. Somente andando “no Espírito” recebemos discernimento e força para uma vida com Deus que não seja turvada por influências mundanas (Gálatas 5: 16). 


C. H. Mackintosh


Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 23: 1-26: Gálatas 2: 1-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário