quarta-feira, 21 de abril de 2021

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17: 11

A disposição nobre dos judeus na cidade de Beréia, na Macedônia, é exemplar. Depois de um curto período em Tessalônica, o ensino do apóstolo escandalizou e a cidade se voltou contra Paulo. Então os judeus em Beréia “de bom grado receberam a palavra”. Ao fazer isso, eles não eram de forma alguma crédulos, mas antes comparavam o que ouviam diariamente com as "escrituras" que estavam disponíveis para eles. Paulo usou o Antigo Testamento para explicar a eles que Jesus era o Messias prometido. Nas escrituras, eles encontraram a confirmação do que o apóstolo pregou para eles (cf. v. 2, 3).

Ainda hoje, pregadores e ouvintes devem se orientar em Paulo e nos bereanos no que diz respeito à pregação cristã. O pregador tem a grande responsabilidade de não pregar nenhuma "possível" interpretação ou de colocar sua própria opinião nas escrituras. Deve ser "a própria Palavra" que ele prega com uma convicção bem fundada. Além disso, o tipo de sermão deve tornar mais fácil para o público entender a proclamação baseada nas escrituras (2 Timóteo 4: 2; cf. também 1 Pedro 4: 11).


As muitas vozes diferentes na cristandade e as incontáveis publicações requerem vigilância especial hoje. Muitas vezes, "as escrituras" são usadas, mas "torcidas" (2 Pedro 3: 16). Quão importante é, portanto, que os crentes conheçam a Palavra de Deus para serem capazes de julgar e serem protegidos de erros graves! Vamos, portanto, pesquisar a Bíblia com cuidado e sem ideias pré-concebidas, dependendo de Deus e em oração!


Leitura diária da Bíblia:  Deuteronômio 30: 15 - 31: 6; Gálatas 6: 11-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário