segunda-feira, 19 de abril de 2021

Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu. Salmo 43: 5

Esperando em Deus


Este versículo aparece literalmente duas vezes no Salmo 42 (5, 11) anterior. É um diálogo, um sermão para si mesmo.


O autor, um dos filhos de Corá, olha para trás. Ele vê sua tristeza, sua inquietação. Ele geme e se sente impotente. Tudo o deprime. Ele não imagina as circunstâncias opressivas, não, são duras e tristes realidades (v. 11). Mas ele não está satisfeito com sua condição, seu estado emocional, sua reação à necessidade. Ele quer entender como esse estado de espírito surgiu.


Então ele enfrenta o presente e reage, falando para si mesmo: "Espera em Deus." Essa espera é mais do que uma esperança indefinida ou espera, essa espera é direcionada, persistente, cheia de paciência e ansiedade. Essa espera aguarda algo concreto, espera de Deus, que não é estranho para o autor.


Mas então o autor olha para o futuro e tem certeza que um dia vai louvar a Deus, vai agradecer um dia. Essa é a sua intenção - mas também o seu objetivo, que está além do período sedento em que se encontra atualmente. Ele já vê a intervenção de Deus, vê a salvação de sua face e sabe que seu Deus o ajudará.


São palavras que ajudam e curam, confortam e encorajam. Palavras que podem nos resgatar de uma miséria interior, que nos realinham, que nos conduzem, que olham para o alvo. Palavras que cada um de nós pode "traduzir" para a sua situação pessoal muito especial. Palavras que levam do quê?, por quê?, para quê?: "Então ... ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu!" (v.4).


Leitura diária da Bíblia Deuteronômio 29: 18-29 ; Gálatas 5: 16-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário