domingo, 11 de abril de 2021

Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Colossenses 2: 9

O grande tema de Colossenses é a glória da pessoa de Jesus Cristo. Paulo, que estava completamente cheio da grandeza de seu Senhor, descreve sob a orientação do Espírito de Deus com palavras impressionantes a sublimidade, dignidade e singularidade dessa pessoa. Ao fazer isso, ele confronta os maus mestres em Colossos que queriam reduzir a pessoa de Jesus ao nível de uma pessoa comum.

Antigamente, como agora, não faltaram tentativas de negar a divindade de Cristo ou sua verdadeira humanidade. Mas a verdade básica central da fé cristã é e continua sendo o fato de que Jesus é Deus e verdadeiro homem em uma pessoa. Ninguém jamais será capaz de explicar isso. Sempre permanecerá um mistério para todas as criaturas, que não deve ser compreendido, mas sim crido. Um mistério, entretanto, ao qual o crente se inclina em adoração e que ele considera com grande reverência.


É compreensível para o nosso intelecto que o próprio Criador nasceu no mundo como uma criança dependente? Não, e no entanto foi assim. Nosso Senhor se tornou um verdadeiro homem - em corpo, alma e espírito. Ele tinha verdadeiros sentimentos humanos, conhecia a fome e a sede. Ao mesmo tempo, "aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude" (Colossenses 1: 19).


Esta pessoa, sendo o Filho de Deus, foi capaz de perdoar pecados, expulsar demônios e ressuscitar os mortos na terra. Ele poderia "deixar sua vida" e "tomá-la" também. E nos regozijamos pelo fato de que mesmo agora no homem glorificado no céu "habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade"!


Ó Filho de Deus! Da divindade, 

a plenitude, habita em ti na glória; 

revelaste o amor de Deus sem limite 

para nós agora, neste tempo. 


Adrien Ladrierre (1825-1902)


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 25: 1-10; Gálatas 3: 1-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário