quinta-feira, 29 de abril de 2021

E o Senhor vos aumente e faça crescer em caridade uns para com os outros e para com todos, ... para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos. 1 Tessalonicenses 3: 12, 13

 Nestes versículos, o apóstolo conecta a vinda do Senhor com o convite à santidade prática. Seu aparecimento para o estabelecimento de seu reino de paz está em primeiro plano, "quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram" (2 Tessalonicenses 1: 10).


A santidade é apresentada a nós de dois lados nas Escrituras. Diz respeito, em primeiro lugar, à nossa posição diante de Deus e, depois, ao nosso modo de vida. Todo crente é um santo segundo a posição. Somos tirados do mundo e reservados para Deus. O sacrifício do Senhor Jesus nos colocou em uma posição que ninguém pode tirar de nós (1 Coríntios 1: 2; Hebreus 10: 10).


Deus agora quer que nossa vida prática seja o que nossa posição é. Novamente, essa santificação prática tem dois lados. Porque Deus é luz e não pode ter comunhão com o mal, nós também temos que nos afastar de todo o mal na vida cotidiana. Podemos chamar isso de "lado negativo" da santificação. - O “lado positivo”, o verdadeiro objetivo da santificação, consiste em voltar-se para Deus e viver inteiramente para ele.


Quem só enfatiza o "lado negativo" da separação corre o risco de adotar um espírito farisaico. A santificação positiva, ou seja, voltar-se para Deus, só é possível se estiver associada ao amor, porque Deus é luz e amor. Ambos pertencem um ao outro. O impulso para uma vida santa deve ser o amor a Deus. Então, a perspectiva da vinda do Senhor também contribuirá para a santificação.


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 34: 1-12 - Efésios 3: 8-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário