sexta-feira, 23 de abril de 2021

Vendo, pois, o SENHOR que Léia era aborrecida, abriu a sua madre ... Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso, chamou o seu nome Judá; e cessou de ter filhos. Gênesis 29: 31, 35

Jacó e Léia (2)


Jacó rejeita Léia. Deus vê que ela é “odiada” e lhe dá filhos.


Léia fala pelos nomes dos filhos e pelas palavras fica claro o que ela espera: “Agora me amará o meu marido” (Rúben). - “Agora, esta vez se ajuntará meu marido comigo” (Levi). Ela luta pela atenção de Jacó e sempre fica desapontada. Ao mesmo tempo, porém, reconhece-se a sua fé: Ela sabe que "o SENHOR atendeu à minha aflição" (Rúben), "Porquanto o SENHOR ouviu" (Simeão; v. 31-35).


Jacó cuida de sua família, sem dúvida, mas ele nega a Léia seu carinho e amor. Como isso é atual! Ainda hoje existem casamentos em que de tudo se cuida externamente - mas nos quais falta amor.


Então, outro filho nasceu de Léia, a quem ela chamou de Judá. Mas aqui ela não fala mais sobre sua situação, que infelizmente não mudou, mas diz: "Esta vez louvarei ao SENHOR!" Naquele momento, seu olhar está focado unicamente em Deus, no que Ele é e no que Ele fez em sua vida. Mais tarde, Jacó dirá sobre esse filho: "O cetro não se arredará de Judá ... até que venha Siló." Sim, o Senhor Jesus, o Messias vindouro, vem de Judá! Que reflexão tardia para Léia (cap. 49: 10; Mateus 1: 2; Lucas 3: 33).


Quando Jacó dá instruções para sua morte no final de sua vida, ele quer ser enterrado “na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã”. Lá estavam sepultados Abraão e Sara, Isaque e Rebeca - ali ele também “sepultou Léia” (cap. 49: 30, 31). Jacó se arrependeu de seu comportamento anterior em relação a Léia? Ela deve ter sido uma boa esposa para ele.


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 31: 19-29: Efésios 1: 9-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário