segunda-feira, 26 de abril de 2021

Então, Davi disse a Itai: Vem, pois, e passa adiante. Assim, passou Itai ... E aconteceu que, chegando Davi ao cume, para adorar ali a Deus, eis que Husai, o arquita, veio encontrar-se com ele. 2 Samuel 15: 22, 32

Sucessores das nações

 

O rei Davi está em uma situação difícil: seu filho Absalão instigou uma revolta contra ele para se tornar rei de Israel. Davi precisa fugir de Jerusalém com pressa. Em seu caminho para fora da cidade, ele é acompanhado por alguns seguidores.


Agora se revela quem realmente está do seu lado. Quão encorajador para Davi é que ainda há homens fiéis que compartilham sua sorte com ele - enquanto tantos homens influentes apóiam Absalão!


Entre os leais estão até mesmo homens que absolutamente não pertencem ao povo de Israel. Itai vem da cidade dos filisteus de Gate (v 19). Husai é um arqueu, ou seja, ele pertence a uma tribo dos cananeus (Gênesis 10: 17; Josué 16: 2). No entanto, ele é referido várias vezes no texto bíblico como amigo de Davi (2 Samuel 15: 37; 16: 16; 1 Crônicas 27: 33). Sim, Davi também encontrou amigos e seguidores entre os povos inimigos!


Aplicamos este incidente aos dias atuais: Quando o Senhor Jesus, o filho de Davi, veio ao seu povo terreno, eles o repudiaram e rejeitaram como rei. Em seguida, Deus voltou-se para as nações de uma maneira especial: Hoje são sobretudo os homens dos outros povos da terra que vêm ao Senhor Jesus e o seguem. Antes éramos estranhos e inimigos de Deus, mas agora podemos viver perto de Deus por meio da fé no Senhor Jesus e em sua obra na cruz - não importa a nacionalidade a que pertencemos (Efésios 2: 11 - 19). E quão feliz o Senhor Jesus fica quando o seguimos fielmente, mesmo em tempos difíceis, e compartilhamos sua rejeição por parte do mundo.


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 32: 34-52; Efésios 2: 11-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário