domingo, 15 de agosto de 2021

E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós. Lucas 716

Jesus Cristo - um grande profeta

 

Os moradores de Naim acabam de testemunhar um grande milagre quando o Senhor Jesus ressuscitou um jovem dos mortos e o devolveu para sua enlutada mãe. Todos sentem: Deus está perto de nós (e isso é verdade!). Eles têm certeza: “Um grande profeta se levantou entre nós” (isso também é verdade!).


Israel há muito tempo espera pelo grande profeta que Deus enviaria um dia. Deus o havia anunciado por meio de Moisés: “despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis". E ele tinha advertido adicionalmente: "E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele". Então João Batista apareceu e muitos pensaram que ele era este profeta. Mas João disse: “Não sou eu” (Deuteronômio 18: 15, 19; João 1: 21).


O Senhor Jesus é tanto sacerdote como rei. No entanto, talvez não lembramos o suficiente que Ele também é um profeta. Quando o Senhor Jesus mostrou à mulher junto ao poço de Sicar, seu passado pecaminoso, ela disse: "Senhor, vejo que és profeta." Sim, nosso Senhor revela corações e desperta consciências! E em seu discurso no Monte das Oliveiras, Ele divulgou o futuro de Israel e do mundo diante de seus discípulos. (João 4: 19; Mateus 24: 1 - 44).


Em contraste com os muitos profetas por meio dos quais Deus falou a Israel no tempo do Antigo Testamento, Jesus Cristo é o único grande profeta em cuja pessoa Deus falou conosco. Ele desceu do céu e revelou a glória de Deus e expiou nossos pecados. Ele abriu nossos corações e nos conduziu a Deus! (Hebreus 1: 1 - 3; 1 Pedro 3: 18).


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 7: 38 - 51; João 6: 36 - 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário