segunda-feira, 9 de agosto de 2021

E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente. Lucas 22: 62

Ambos foram revelados: sentimentos de arrependimento e também um “fruto digno de arrependimento”. Repetidamente, o “coração malicioso e corrupto” gostaria de ficar satisfeito com apenas um dos dois. Se revela sentimentos e ainda fica no lugar errado. Mas um sem o outro não é legítimo e não tem valor. "A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende" (2 Coríntios 7: 10).

É também o caso de Pedro: dominado pelo olhar do Senhor, “saiu” e deixou o lugar que se tornara uma armadilha para ele. Ele chorou lágrimas de amarga auto-acusação e remorso. Quantas horas e dias se seguiram! Quão rápido se desce para o abismo, mas quão difícil é o caminho que volta! Apenas seu Senhor poderia ajudá-lo agora, mas ele foi conduzido ao Gólgota, pregado na cruz e finalmente colocado na sepultura. Tudo isso foi chocante o suficiente para os outros discípulos que não negaram o Senhor. Mas como foi para Pedro, cuja infidelidade pesava em seu coração e consciência?


E ainda assim - em toda essa miséria, o Senhor não se esqueceu de seu lamentável discípulo. Ele orou por ele antes de cair; seu olhar o encontrou quando ele caiu; e depois da queda, Ele secretamente se esforçou com amor e compaixão por seu discípulo. Então Pedro foi totalmente restaurado e encontrou comunhão com seu Senhor e com os outros discípulos.


Nesses esforços por Pedro, o Senhor cuidou de que Pedro fosse o primeiro dos apóstolos a saber de sua ressurreição. E também sabemos que ele foi o primeiro discípulo a quem o ressuscitado se revelou. “Ressuscitou, verdadeiramente, o Senhor e já apareceu a Simão” (Lucas 24: 34).


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 5: 1 - 1; João 5: 10 - 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário