sábado, 14 de agosto de 2021

Onze jornadas há desde Horebe, caminho da montanha de Seir, até Cades-Barnéia. Deuteronômio 1: 2

Viagem de apenas onze dias do Monte Horebe (Sinai) até Cades-Barnéia, um lugar na fronteira sul da terra prometida. Na verdade, o povo de Israel chegou aqui em pouco tempo. Mas por que toda a jornada no deserto durou 40 anos? - Quando os espias trouxeram seu relatório sobre a terra de Canaã para Cades-Barnéia, eles desencorajaram o povo de modo que eles não confiaram mais em Deus, mas quiseram retornar ao Egito. Então Deus realmente os fez retornar ao deserto e vagar por muitos anos (cf. Números 13: 26 - 33; 14: 1 - 4, 25; Deuteronômio 1: 19; 2: 14).

Não é parecido conosco? Quanto tempo freqüentemente leva para alcançarmos uma meta espiritual que Deus planejou para nós? Fazemos curvas e desvios, não raro temos que voltar e retomar o caminho. Somos lentos porque aprendemos muito devagar! - Portanto, não devemos nos surpreender que tenha demorado tanto para o povo de Israel naquela época. Não deveríamos antes nos perguntar sobre nós mesmos porque também deixamos a descrença e a preguiça nos impedirem? Mesmo que nossos privilégios sejam muito maiores hoje!


Por que geralmente demoramos tanto para aprender o que Deus quer nos ensinar? Nosso Senhor não é apenas sábio e fiel, mas também misericordioso e paciente. E Ele não quer que aprendamos nada superficialmente. Talvez pensemos que entendemos uma lição e agora queremos passar para outra. Mas nosso Mestre sabe melhor! Ele deseja que não apenas o entendamos teoricamente, mas também que o aprendamos completamente. Portanto, Ele continua exercitando conosco até que aprendamos a lição.


É humilhante de sermos tão lentos para aprender. Ao mesmo tempo, admiramos sua graça, que tanto se esforça conosco, e lhe agradecemos por sua paciência, que sempre se ocupa conosco e não desiste de nós.


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 7: 23 - 37; João 6: 25 - 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário