segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão, nela, dos homens e dos animais. E eu, diz o SENHOR, serei para ela um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória. Zacarias 2: 4, 5

Os profetas Ageu e Zacarias trabalharam entre os remanescentes dos judeus que haviam retornado do cativeiro babilônico. Ambos os profetas exortaram os judeus a reconstruírem o Templo de Jerusalém (Esdras 5: 1, 2). As paredes destruídas da cidade não seriam restauradas até mais tarde, sob Neemias.

Mas não é a restauração do muro que o Senhor anuncia profeticamente aqui. Em vez disso, ele fala de uma cidade aberta, sem muralhas naturais. É fácil perceber que essa situação não ocorreu antes na história. Como tantas profecias do Antigo Testamento, ela visa o milênio. Então Jerusalém e seus numerosos habitantes serão ricamente abençoados.


Ainda não é o estado eterno, porque uma muralha ainda é necessária. Mas o próprio Senhor será um muro de fogo para eles e ao mesmo tempo para glória no meio deles. Proteção contra inimigos e glória no meio deles - essas são sempre as características quando Deus habita com seu povo. Esse foi o caso com os israelitas quando Deus os acompanhou na nuvem e na coluna de fogo. E é assim hoje, quando os crentes estão reunidos em nome do Senhor Jesus.


A presença do Senhor Jesus significa glória e é uma fonte de bênçãos. Quantas vezes temos sido gratos por ver isso! No entanto, sua presença também significa proteção. Podemos ver isso nos primeiros cristãos: o próprio Cristo e seus direitos eram centrais para eles; isto moldou sua vida pessoal e comum. Então o Senhor foi capaz de dar bênçãos e "crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor". Mas “dos restantes [que permaneceram incrédulos], ninguém ousava ajuntar-se a eles”, (Atos 5: 13, 14).


Leitura diária da Bíblia 1 Reis 13: 1 - 19; João 9: 35 - 41

Nenhum comentário:

Postar um comentário