sábado, 28 de agosto de 2021

E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. Lucas 7: 38

No Oriente era e é costume saudar os bons amigos com um beijo. Certamente Jesus e seus discípulos às vezes se cumprimentavam dessa maneira. Mas os Evangelhos mencionam apenas dois incidentes em que as pessoas vêm ao Senhor e o beijam: uma pecadora conhecida na cidade e Judas Iscariotes, o discípulo do Senhor. A palavra usada no texto bíblico significa “beijar bastane ou ternamente” em ambos os casos - mas em que diferentes atitudes do coração se baseia seu comportamento. 

No caso da mulher, é o amor verdadeiro que a leva para a casa de Simão, o fariseu, para prestar uma honra especial ao Senhor Jesus. Ela sente sua necessidade e confia no Salvador. Sem uma única palavra e ciente de sua pecaminosidade, ela beija e unge os pés dele. Os beijos mostram seu profundo afeto, enquanto o unguento fala de adoração. O Senhor Jesus recebe essa devoção com grande alegria e elogia seu comportamento perante Simão (v. 44-46).

Com Judas, o beijo é pura hipocrisia. Exteriormente, ele é um discípulo respeitado de Jesus, mas seu coração é sombrio. Ele vem à noite acompanhado por uma grande multidão que quer levar o Senhor Jesus como prisioneiro. Para evitar confusão no escuro, eles concordaram em beijá-lo como um sinal de identificação. Com palavras enganosas e o beijo desse traidor, o falso discípulo entrega o mestre nas mãos de seus inimigos (Mateus 26: 47 - 50).


Quanto essa hipocrisia feriu o Senhor Jesus! Por outro lado, como Ele ficou feliz com o afeto da pecadora cujos pecados foram perdoados! Vamos seguir seu exemplo e levar a adoração de nossos corações a Cristo.


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 12: 1 - 15; João 9: 13 - 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário