domingo, 8 de agosto de 2021

O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou. Mateus 4: 16

Jesus Cristo - uma grande luz

 

Depois de ser tentado no deserto, o Senhor Jesus deixou Nazaré e viveu em Cafarnaum na Galiléia. Foi a partir daqui que Ele realizou seu ministério. Mateus relaciona o início de seu ministério na Galiléia com uma citação do profeta Isaías. A Galiléia estava dentro dos limites do antigo Israel, mas na época do Senhor Jesus tanto judeus como um povo de gentios viviam lá. Por isso - e porque a região era pobre - a Galiléia era desprezada pela elite religiosa em Jerusalém e na Judéia. Mas era precisamente aqui que estava o foco do ministério do Senhor Jesus.


O povo está "assentado em trevas". A maioria deles se acostumou com as circunstâncias deprimentes e se conformou? Mas é precisamente aqui que surge a “grande luz”, porque o Filho de Deus, que é o “resplendor da glória” de Deus, aparece aos que “se assentam à sombra da morte”: Ele anda, ensina, prega e cura todas doenças entre o povo. Ele é “a verdadeira luz”, “a luz do mundo” (Isaías 9: 1; Hebreus 1: 3; Mateus 4: 16, 23; João 1: 9; 8: 12).


Só Mateus fala da “grande luz”, e só ele diz que no Monte da Transfiguração “seu rosto resplandeceu como o sol”. Mas a maioria dos homens recusou a luz. Eles "amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" (Mateus 17: 2; João 3: 19).


Esta luz pode iluminar meu coração? Ou existem áreas em minha vida onde não é permitido iluminar?


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 4: 1 - 20; João 5: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário