segunda-feira, 16 de agosto de 2021

E, se isso não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos. Jeremias 13: 17

"Voltem ...; Não quero fazer cara feia para vocês", essas foram as palavras comoventes que Deus uma vez dirigiu por meio de Jeremias ao povo apóstata. Ele queria encorajar o povo a deixar o caminho do mal e vir a Ele com sua culpa e pecado. Se eles se arrependessem, não deveriam ser ameaçados pelo juízo, mas encontrariam misericórdia e graça; “porque benigno sou”, diz Ele (cap. 3: 12).

O povo culpado tinha problemas de consciência, por isso temia a Deus. Este, é basicamente o caso de todo o homem que vive no mal. Mas é aprovado por Satanás, o adversário de Deus, que as pessoas evitem a presença de Deus. Desta forma, ele as mantém mais facilmente em seu poder e pode arrastá-las ainda mais fundo no redemoinho do pecado.


Aqui, somente Deus pode ajudar, e Ele quer fazer isso por causa de seu amor. Ele mandou dizer a Israel naquela época: “Não conservarei para sempre a minha ira. Somente reconhece a tua iniqüidade” (Capítulo 3: 12, 13). Sim, como é difícil para uma pessoa reconhecer sua culpa e se voltar para Deus! Mas Deus não cessa de admoestar, chamar e convidar repetidas vezes: “Voltai, ... eu curarei as vossas rebeliões” (cap. 3: 22).


O profeta Jeremias tinha uma preocupação legítima de que o povo ignorasse suas palavras. Mas então, ele lhes diz, "a minha alma chorará em lugares ocultos". Talvez esse amor possa levar alguém ao arrependimento.


Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu és o SENHOR, nosso Deus.

Deveras, no SENHOR, nosso Deus, está a salvação de Israel. Cap. 3: 22, 23


Leitura Diária da Bíblia 1 Reis 8: 1 - 11: João 6: 47 - 59

Nenhum comentário:

Postar um comentário