domingo, 1 de agosto de 2021

E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; ... e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim. Lucas 1: 31 - 33

Jesus Cristo - um grande Rei

 

O anjo Gabriel diz a Maria para dar o nome Jesus ao filho que ela conceberá e dará à luz. E acrescenta: “Este será grande”. Sim, Jesus Cristo é grande: Ele é tanto o Filho de Deus quanto o Filho de Davi.

Mas Jesus também é rei. O Novo Testamento não o chama de nosso Rei, mas de nosso Senhor - nem mesmo o Rei da Igreja, mas o Cabeça da Igreja. 

Mas Ele é o Rei “sobre a casa de Jacó”, o povo de Israel.

Cinco séculos antes, Gabriel havia dito ao profeta Daniel que o "Messias, o príncipe" viria "selar a visão e a profecia". Então ele cumpriria tudo o que havia sido anunciado sobre o reino. Mas antes que isso acontecesse, Ele seria "tirado'', isto é, morto (Daniel 9: 24 - 26).

Quando os romanos crucificavam criminosos naquela época, colocavam uma inscrição acima da cruz com breves informações sobre a pessoa e o crime do condenado. Na do Senhor Jesus dizia: "JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS". Os principais sacerdotes dos judeus insistiram com Pilatos: "Não escrevas, Rei dos judeus, mas que ele disse: Sou Rei dos judeus." Pilatos, porém, respondeu-lhes: "O que escrevi, escrevi." O Senhor Jesus era o Rei dos Judeus e foi crucificado por eles exatamente por isso. Mas Ele virá novamente e então “será Rei sobre toda a terra” (João 19: 19 - 22; Zacarias 14: 9).

Este grande Rei é nosso Senhor e Salvador, que nos amou e morreu por nós!

 

Leitura diária da Bíblia: 2 Samuel 24: 14 - 25; João 3: 1 - 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário