segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5: 21

Talvez alguém pense que este versículo bíblico o convida, talvez até o obriga a ver e ler tudo sem exceção (ou mesmo dever ver). Mas cada versículo da Bíblia tem uma conexão que deve ser observada, visto que “nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação” (2 Pedro 1: 20)

No versículo anterior, Paulo fala de profecias que foram anunciadas quando as escrituras do Novo Testamento ainda não estavam completas. Os tessalonicenses não deveriam suprimir tais declarações espirituais, nem deveriam desprezá-las, mas deveriam examiná-las (v. 19, 20). Eles devem investigar se o que foi anunciado para eles como uma mensagem vinda de Deus também estava de acordo com a palavra e a vontade de Deus reveladas até aquele ponto. Eles deveriam então guardar e preservar o que é bom e genuíno, mas ao mesmo tempo - e este é o versículo posterior - manter-se longe de "todo tipo de mal". Todo o mal, seja manifesto ou mesmo aparente, deve ser rejeitado e evitado.


Reduzir o versículo bíblico à declaração "examinai tudo" sem se referir a ambas as conclusões não seria uma interpretação saudável das Escrituras!


Então, eu não tenho que ler livros ruins, assistir filmes ruins ou sites ruins apenas para ver se há algo bom para descobrir lá. E se eu só reconheço coisas ruins enquanto leio ou vejo, posso parar imediatamente. Eu devo ficar longe de qualquer tipo de mal.


Sigamos o que Paulo recomenda aos filipenses: “Para que aproveis as coisas excelentes” (Filipenses 1: 10). Isso honra e glorifica a Deus - e isso é saudável e útil para minha vida de fé!


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 1: 1 - 21; João 3: 9 - 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário