quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei. Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo. Gênesis 14: 17, 18

Encontros no vale do rei


Abraão obteve uma grande vitória contra um poderoso exército: com seus homens ele colocou o rei Quedorlaomer e os três reis aliados a fugir e libertou seu sobrinho Ló e os outros habitantes de Sodoma de suas mãos. No caminho de volta, Abraão teve encontros interessantes com dois outros reis no vale de Savé, o “Vale do Rei”.


Primeiro, lemos que o Rei de Sodoma vai se encontrar com ele. Mas antes que o encontro aconteça, um segundo rei aparece de repente: Melquisedeque, Rei de Salém, que também é o sacerdote do Deus Altíssimo (Hebreus 7: 1). Este homem em uma posição elevada, fortalece o cansado e esgotado Abraão por meio de atos e palavras: Ele lhe dá alimento e o abençoa em nome de Deus.


Imediatamente após esse incidente, Abraão é confrontado com a oferta tentadora do Rei de Sodoma, que lhe oferece "todos os bens" que o inimigo havia roubado. No entanto, Abraão permanece forte e resiste à tentação. Ao fazer isso, ele confia em "Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra" - é exatamente assim que Melquisedeque acabou de falar de Deus (v. 19 - 22).


O que aprendemos para nós mesmos com essa cena no Vale do Rei? - Precisamos a cada dia um encontro com o "nosso Melquisedeque", com o Senhor Jesus, antes de encontrarmos o mundo e suas atraentes ofertas! Os que receberam alimento de Cristo acharão mais fácil resistir às tentações de Satanás. Aqueles que têm as bênçãos do Altíssimo não precisam mais dos presentes do mundo.


Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 22: 1 - 31: Salmo 124: 1 - 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário