quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

E, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Atos 21: 8

Este versículo é a última menção de Filipe, o Evangelista, nas Escrituras. Por que o Espírito Santo acrescenta aqui que ele era “um dos sete”? Essa expressão se refere à época em que Filipe e seis outros irmãos, cuidavam dos pobres e viúvas em Jerusalém.


Mas - pode-se pensar - isso acabou há muito tempo! Muita coisa aconteceu nesse ínterim: Filipe pregou o evangelho em Samaria, depois que ele foi expulso de Jerusalém com os outros crentes. Então o Senhor o usou de uma maneira especial para abençoar o eunuco etíope. Por fim, Filipe chegou a Cesaréia via Azoto, onde continuou a trabalhar como evangelista.


Sua tarefa anterior de cuidar dos pobres, podíamos considerar não digna de menção. Mas Deus não se esqueceu da fidelidade com que Filipe realizava este serviço. - Se ele não tivesse sido fiel então, Deus o teria usado para este encontro notável no "caminho ... que está deserto" para Gaza? (cap. 8).


Aqui descobrimos que Deus julga nosso trabalho para Ele por padrões diferentes dos que costumamos fazer. Talvez várias pessoas tenham se convertido sob sua pregação em Cesaréia - mas Deus não fala sobre isso. O escritor menciona apenas que Filipe "era um dos sete".


“De boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria” (cap. 6: 3), desta forma Filipe servia fielmente a seu Senhor, nas pequenas tarefas diárias. Deus não se esqueceu disso. Ele não se esquece hoje também.


Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 23: 1 - 35; Salmo 125: 1 - 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário