terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa. 1 Timóteo 3: 14

Paulo escreveu a Timóteo, mas esperava poder falar com ele em breve. Parece semelhante na carta a Filemom: "Escrevi-te … E juntamente prepara-me também pousada, porque espero que, pelas vossas orações, vos hei de ser concedido" (v. 21, 22). Ele estava escrevendo agora - e esperava poder falar com ele pessoalmente em breve.

Somos gratos hoje por Paulo ter sido temporariamente impedido de viajar e pregar e, em vez disso, escrever cartas a congregações e indivíduos que agora são parte integrante do Novo Testamento. Como é útil o que ele escreveu!


Em sua carta à senhora eleita, João ainda tinha “muito que escrever”, mas “não quis fazê-lo com papel e tinta”, mas espera “falar de boca a boca”. Paulo, por outro lado, escreveu a segunda carta aos coríntios porque queria poupá-los e não vir falar com eles. Um prefere falar do que escrever - o outro, por outro lado, prefere escrever do que falar em determinada situação (2 João 12; 2 Coríntios 1: 23).


Portanto, há um tempo para escrever e um tempo para falar! Portanto, não falar no lugar de escrever (ou vice-versa) - mas falar + escrever! “A palavra, a seu tempo, quão boa é!” - mas também: “Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas” (Provérbios 15: 23; Habacuque 2: 2).


Ambos têm seu lugar e seu valor - e ambos são necessários hoje. Ambos devem ser feitos e incentivados: escrever uma carta, e-mail ou mensagem curta, escrever panfletos, artigos e interpretações bíblicas. Mas também falar oralmente e ao telefone, bem como pregações e sermões.


Deixemo-nos motivar: para um ou para outro - ou para ambos!


Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 46: 1 - 24; Salmo 147: 11 - 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário