quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

E eu disse: isto é enfermidade minha; e logo me lembrei dos anos da destra do Altíssimo. Lembrar-me-ei, pois, das obras do SENHOR; certamente que me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Meditarei também em todas as tuas obras e falarei dos teus feitos. Salmo 77: 10 - 12

Noites sem dormir, em que chafurdamos em problemas e ainda não conseguimos resolvê-los - muitas pessoas sabem disso. O salmista Asafe descreve essa situação. Ele se pergunta se Deus se esqueceu de ser misericordioso (v. 9). Ele pensa nos dias bons em que experimentou a misericórdia de Deus e podia ser feliz. E agora? Passou! - não há mais nenhum traço da proximidade e ajuda de Deus.

Mas então vem seu próprio diagnóstico. Asafe vê “estar doente” (v.10): Quando ele medita sobre os caminhos de Deus, as palavras “eu” e “meu” surgem repetidamente. Ele mesmo era o foco de seus pensamentos. Mas agora ele decidiu mudar o foco. Ele quer olhar para Deus, seus feitos poderosos e direção maravilhosos no passado, e ele quer julgar tudo do ponto de vista de Deus, da perspectiva do santuário (v. 11-13).


Asafe pensa no início do povo de Deus, na redenção do Egito. Quão tremendo o poder de Deus provou ser, tanto sobre os inimigos quanto sobre a natureza. Asafe está maravilhado com a maravilhosa grandeza de Deus. Ele ainda precisa dizer: "As tuas pegadas não se conheceram." Mas ele pode se orgulhar da fidelidade e orientação sábia de Deus: “Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão” (v. 19, 20).


Essa visão da grandeza e majestade de Deus também pode nos ajudar quando não sabemos o que fazer a seguir. Não experimentamos a ajuda de nosso Deus inúmeras vezes, tanto nas grandes como nas pequenas coisas da vida? Não queremos confiar nEle também para o futuro? Ele nos conduz por amor e com grande sabedoria e poder, como um pastor conduz seu rebanho.


Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 37: 1 - 14; Salmo 137: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário