sábado, 25 de dezembro de 2021

Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. Isaías 11: 1

Durante uma caminhada na mata, às vezes pode-se observar o seguinte: Uma árvore foi derrubada e sobrou apenas o toco com as raízes fincadas no solo. De tal toco de árvore aparentemente morto, entretanto, emerge um broto delicado e inicialmente feio, um rebento ou uma vara. Esse impulso pode se tornar grande e forte depois de um tempo, pode florescer esplendidamente e até mesmo dar frutos. 

Isaías usa essa figura para nos falar sobre os caminhos de Deus para com o povo de Israel. Quando o Senhor Jesus nasceu, a outrora forte casa real de Davi, filho de Jessé, era como um toco de árvore morto. Nenhum descendente de Davi sentou-se no trono, mas o Idumeu Herodes; e o povo estava sob o domínio dos romanos. Mas então o Senhor Jesus nasceu, o legítimo herdeiro do trono de Davi. Com Ele veio um "rebento" do "toco" do outrora tão orgulhoso e grande reino. 


Pequeno e feio aos olhos do povo e apenas reconhecido por alguns, o Senhor Jesus vivia no meio de seu povo. Quase ninguém percebeu que Ele era o descendente de Davi que um dia tornaria o reino - agora apenas um toco estéril - grande e glorioso.


Mas é exatamente assim que vai acontecer. Os outros versículos de Isaías 11 revelam algo da sabedoria divina com a qual o Senhor Jesus então agirá, e também da justiça na qual Ele removerá o mal de seu reino. Tão certo quanto a primeira parte da profecia se cumpriu, a segunda parte também será cumprida.


O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos, enquanto o sol durar; e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado. Salmo 72:17


Leitura diária da Bíblia: Ezequiel 44: 1-14 - Salmo 145: 10-21

Nenhum comentário:

Postar um comentário