sábado, 21 de maio de 2022

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem. Salmo 128: 1, 2

Neste breve texto, combinam-se temor de Deus, obediência, boa provisão material e bem-estar interior.

Os versículos bíblicos que falam do temor do Senhor muitas vezes sofrem com a “imagem negativa” da palavra temor. A introdução mostra que isso é injustificado: quem vive assim é feliz! Ele evita qualquer coisa que ofenda a Deus e ataque sua santidade.


O temor de Deus é antes de tudo uma questão de atitude interior. Mas não permanecerá oculto a longo prazo, mas moldará a vida. Aqueles que realmente têm respeito ou reverência por Deus em seus corações estão andando em Seus caminhos. Ele alinha suas decisões e sua prática de vida com a vontade de Deus e assim experimenta a bênção da obediência. Os caminhos de Deus são bons, embora nem sempre suaves.


O salmista relaciona a bênção do temor de Deus à sua vida profissional. Um homem temente a Deus é trabalhador, é zeloso. Ele não se aproveita de outras pessoas ou da rede previdenciária, mas trabalha para suas próprias necessidades e as de sua família. Nem todos podem sentir sua vocação pessoal no trabalho, mas é a vontade de Deus, e tem sido desde a criação.


Mesmo que a terra tenha sido amaldiçoada como resultado da queda, e o trabalho diário seja tedioso pelos sempre presentes espinhos e cardos, este trabalho, quando feito com temor piedoso, tem um efeito benéfico no estado interior: “Feliz serás, e tudo te irá bem.” É bom ser produtivo nessa atitude todos os dias — no campo, na oficina, na cozinha, no consultório médico, no escritório. Então o trabalho é uma expressão de nosso temor a Deus e, portanto, a base de nosso sustento e uma ajuda para o equilíbrio interior.


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 29: 15 - 35; Salmo 16: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário