segunda-feira, 16 de maio de 2022

Porém Micaías disse: Vive o SENHOR, que o que o SENHOR me disser isso falarei. 1 Reis 22: 14

Josafá, rei de Judá, e Acabe, rei de Israel, unem forças para lutar juntos contra os sírios. Josafá sugere consultar “a palavra do Senhor” sobre o plano deles. Então Acabe convoca 400 profetas que unanimemente o aconselham a fazer uma campanha. Mas Josafá percebe: entre esses muitos profetas, não há um único profeta de Jeová, o único Deus verdadeiro. Por isso Josafá pergunta especificamente sobre um profeta do Senhor.

O perverso rei Acabe até conhece um profeta verdadeiro, mas diz dele: "Ainda há um homem por quem podemos consultar ao SENHOR; porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim bem, mas só mal; este é Micaías, filho de Inlá". Por insistência de Josafá, Acabe envia um eunuco para buscar Micaías (v. 5 - 8).


Já a caminho, o eunuco dá instruções: Micaías deve dizer o mesmo que os outros profetas, ou seja, o que o rei Acabe quer ouvir. Mas Micaías responde que só dirá o que o Senhor quiser dizer por meio dele.


Micaías, por não recuar, mas anunciar julgamento a Acabe, o profeta é espancado e lançado na prisão. Apesar desse aviso, Acabe vai à guerra - e morre nela.


Também não somos rápidos em agradar os outros, mesmo quando se trata de coisas divinas? Muito facilmente fazemos isso para obter uma vantagem ou para evitar danos a nós mesmos. Deus nos chama à veracidade e integridade. As testemunhas do Senhor Jesus devem sempre dizer o que o Senhor quer que digam. - Claro, para isso precisamos conhecer Sua vontade, Sua Palavra, e sermos cheios do Espírito de Deus. Só assim podemos "falar as palavras de Deus". Micaías dá um bom exemplo para nós - também em sua disposição de suportar o vitupério de Deus.


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 26: 17 - 35; Salmo 11: 1 - 7



Nenhum comentário:

Postar um comentário