segunda-feira, 23 de maio de 2022

Levanta-te, Pedro! Mata e come. levanta-te, pois, desce e vai com eles. Atos 10: 13, 20

Quando Pedro recebeu a primeira dessas ordens, ele viu diante de si um grande lençol com todos os tipos de animais impuros para um judeu. Nunca lhe teria ocorrido comer algo assim. Indignado, ele rejeitou o pedido. Mas o Senhor repetiu mais duas vezes. Isso envergonhou Pedro. O próprio Deus havia proibido os judeus de comer animais impuros. Por que ele deveria agir contra isso agora? Isso contradizia sua sensibilidade religiosa.

 

A aparente contradição resolveu-se um pouco mais tarde. Pedro teve que aprender o que o Senhor Jesus já havia indicado: Nada que entra em uma pessoa de fora pode contaminá-la, mas o que sai de seu coração sim (Marcos 7: 18 - 23). Depois que Cristo foi rejeitado por seu povo, Deus instituiu uma nova ordem. O que antes era considerado impuro em um sentido cerimonial, Ele agora declarou puro.


No que Pedro viu, podemos ver uma imagem do evangelho. Ele desce do céu e recebe uma grande multidão, incluindo muitos gentios que eram impuros sob a lei. Mas pela graça eles são purificados assim como os judeus e por fim são levados para o céu.


Por esta imagem e a clara direção do Espírito Santo, o judeu Pedro foi preparado para entrar na casa do centurião romano Comelio e pregar o evangelho aos gentios. Agora deve tornar-se visível que Cristo reconciliou os crentes de ambos os grupos - judeus e gentios - "em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz". Um grande momento no cumprimento do propósito de Deus! (Efésios 2: 16).


Mas este incidente também nos ensina a deixar de lado no serviço do Senhor qualquer reserva que se interponha no caminho da verdade revelada em Cristo – sejam elementos judaicos ou tradições “cristãs”.


Leitura Diária da Bíblia: Gênesis 30: 25 - 43; Salmo 17: 8 - 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário