sábado, 14 de maio de 2022

Depois dele, foi Sangar, filho de Anate, que feriu seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel. Juízes 3: 31

Aguilhada de Sangar


Por causa de sua infidelidade, o povo de Israel, na terra de Canaã, caiu repetidamente sob o domínio de povos hostis. Quando o povo oprimido clamou a Deus em sua angústia e se voltou para ele, Deus em sua misericórdia enviou juízes que libertaram o povo de Israel do poder ocupante.


Sangar é um desses juízes, conquistando uma vitória notável contra os filisteus. Sua arma simples é particularmente impressionante: um aguilhão de gado. Era uma vara de tropeiro com ponta afiada, que era usada na época para conduzir o gado na lavoura e mantê-lo na trilha. Se os animais ameaçassem desviar para o lado, eles recebiam uma boa "picada" com uma vara longa para redirecioná-los na orientação certa. 


O aguilhão de boi é um tipo na Palavra de Deus, que intervém corretivamente em nossas vidas. "As palavras dos sábios são como aguilhões", diz - o pregador sobre os provérbios que escreveu; mas assim é o resto da Bíblia. Quando tomamos um rumo errado em nossas vidas, Deus usa Sua Palavra para apontar nossos erros para nos colocar de volta no caminho certo. Este processo pode ser doloroso – “Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões” – mas a correção brota do coração amoroso de Deus (Eclesiastes 12: 11; Atos 26: 14).


Quando permitirmos que a Palavra de Deus trabalhe em nossas vidas dessa maneira, ela nos abençoará.


“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”. 2 Timóteo 3: 16, 17 


Leitura Diária da Bíblia: Gênesis 25: 19 - 34; Salmo 10: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário