quinta-feira, 12 de maio de 2022

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4: 15

Uma negativa dupla age como um reforço!

 

Quando a Bíblia foi traduzida para a língua Ebira falada na Nigéria, os tradutores procuravam uma palavra para "promessa". A princípio não encontraram nenhuma. Uma situação cotidiana os ajudou: estava abafado e todos esperavam a chuva. Amanhã choverá, disse alguém, reforçando com: "Não pode ser que não chova amanhã." E no dia seguinte choveu mesmo! A dupla negativa confirmou sua declaração!


Um pouco mais tarde, procurou-se uma palavra para "todo-poderoso". Parafraseá-lo como “Deus pode tudo” parecia não impressionar ninguém. Então os tradutores a formularam como uma dupla negativa: "Não há nada que Deus não possa fazer". E eis que todos, diante dos quais foi colocada essa frase, perguntaram com temor e admiração: "Esse Deus realmente pode fazer tudo?"


O que o escritor da carta aos Hebreus quer dizer aqui é semelhante: Temos um sumo sacerdote que se compadece de nossas fraquezas - garantido e absolutamente seguro! Que certeza, que promessa! Este Sumo Sacerdote “que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Sim, Ele era um homem como nós (embora sem pecado) - justamente por isso Ele pode compadecer-se de nossas fraquezas. Não é um fato que nos faz admirar, agradecer e adorar?


Assim podemos achegar-nos "com confiança ao trono da graça" (v. 16). Lá experimentaremos misericórdia e encontraremos graça para ajuda oportuna. Temos certeza disso!


Leitura diária da Bíblia: Gênesis 24: 50 - 67; Salmo 9: 1 - 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário