sexta-feira, 6 de maio de 2022

E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador. Atos 13: 5

O cooperador João Marcos


Em sua primeira viagem missionária, Paulo e Barnabé pregaram a palavra de Deus na ilha de Chipre. Na mesma citação é mencionado que João Marcos os acompanhava na jornada e os servia. Enquanto Paulo e Barnabé realizam um ministério em público, João Marcos ministra em segundo plano. Ele apóia os missionários com assistência prática durante a viagem. Embora Marcos venha de uma família rica com servos, ele não hesita em servir aos outros e fazer trabalhos braçais no reino de Deus (cf. Atos 12: 12).


Certamente João Marcos está fazendo seu trabalho para Deus, mas o relato bíblico descreve seu trabalho como um serviço para Barnabé e Paulo. Sim, servir a Deus muitas vezes significa servir aos irmãos!


Algum tempo depois, João Marcos se separa do grupo viajante e volta para sua terra natal. A Bíblia não dá razões para a separação, mas é um duro golpe para Paulo e Barnabé, que Marcos "não os acompanhou naquela obra". Paulo sente que Marcos falhou com os missionários. Portanto, no início da próxima viagem missionária, ele se recusa a levar Marcos com ele novamente como companheiro de viagem (cap. 15: 36 - 41).


Que bom que este não foi o último julgamento de Paulo sobre este jovem servo. Em sua última carta, Paulo pede a Timóteo: "Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério" (2 Timóteo 4: 11).


Paulo não havia descartado totalmente Marcos. Marcos foi restaurado e útil para o ministério! Quanto podemos aprender com este desenvolvimento!


Leitura Diária da Bíblia: Gênesis 22: 1 - 12; Salmo 5: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário