O mercenário e o Bom Pastor
Na conhecida figura do Bom Pastor, o Senhor Jesus compara o pastor com um ladrão e um mercenário. Através destas duas comparações, torna-se claro o quanto nosso Pastor Jesus Cristo é único.
A passagem bíblica de hoje trata do contraste entre o mercenário e o Bom Pastor. O mercenário é um pastor que é contratado por um determinado período de tempo. Ao contrário do ladrão, tal "pastor temporário" não tem más intenções (v 8-10), mas também não tem nenhuma relação pessoal com as ovelhas, pois elas não pertencem a ele. Para ele, cuidar do rebanho é apenas um trabalho remunerado. Esta atitude se torna visível quando o perigo ameaça: quando um lobo vem, o mercenário se preocupa mais com sua própria segurança do que com a das ovelhas; ele foge e não se preocupa mais com o rebanho.
Como nosso Bom Pastor é muito diferente! Ele está preocupado com as ovelhas porque elas pertencem a Ele. Ele tem uma relação pessoal com nós crentes: "Conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido". Quando o rebanho está em perigo, Ele se coloca de forma protetora diante deles. Assim, o Senhor Jesus fala mais tarde em Sua prisão a respeito dos discípulos: "se, pois me buscais a mim, deixai ir estes"! (cap. 18: 8).
O Bom Pastor se preocupa mais com a vida das ovelhas do que com sua própria vida! "Eu dou a minha vida pelas ovelhas". Vicarialmente, nosso Senhor morreu na cruz do Calvário por nós. Nos admiramos de novo como nosso Pastor é bom e como somos preciosos para Ele.
Leitura diária da Bíblia: Jó 38: 39 - 39: 18; Atos 18: 23 - 28