sábado, 13 de agosto de 2022

E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. Atos 11: 20

Os primeiros cristãos acharam difícil superar os preconceitos tradicionais e pregar o evangelho a pessoas de todas as nações (cf. cap. 10:1-11:18). Além de Pedro, o Senhor usou discípulos bastante desconhecidos para fazer um grande avanço aqui. Após a morte de Estevão, os helenistas crentes (judeus de língua grega) fugiram de Jerusalém. Esta circunstância serviu, sob a direção de Deus, para difundir o Evangelho entre os gregos e para originar a igreja em Antioquia.

 

Estes homens não esperaram por instruções dos apóstolos; mas também não tentaram estabelecer nada independente do que o Senhor já havia realizado em Jerusalém. Seus corações estavam cheios do Senhor, e deixaram se guiar pelo Senhor. Podemos ver isso muito bem pela redação desses versos:


Lemos que eles "pregavam o evangelho do Senhor Jesus", e o Senhor confessou: "E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor" (v. 21).


Quando os crentes em Jerusalém souberam disso e Barnabé veio a Antioquia, ele se alegrou com a graça de Deus que havia se tornado visível e encorajou os cristãos a "permanecessem no Senhor". E como resultado, lemos mais adiante: "E muita gente se uniu ao Senhor" (v. 23, 24).


Quando os cristãos se deixam guiar pelo Senhor e só querem servi-lo; quando eles proclamam o Senhor e só têm esse desejo de que as pessoas sejam acrescentadas ao Senhor, então esta é uma base sólida sobre a qual outras questões se resolverão automaticamente.


Leitura diária da Bíblia: Jó 22: 1 - 30; Atos 13: 1 - 12



Nenhum comentário:

Postar um comentário