sexta-feira, 26 de agosto de 2022

E, estando ele em Betânia assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de muito preço, e, quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça. E alguns houve que em si mesmos se indignaram e disseram: Para que se fez este desperdício de ungüento? Marcos 14: 34

Enquanto Jesus está à mesa na casa de Simão, o leproso, Maria, irmã de Marta, vem com um frasco de alabastro de óleo de unção de nardo genuíno, muito precioso, que ela derrama sobre a cabeça de Jesus. É assim que Maria expressa o valor que Cristo tem para ela, assim ela mostra seu afeto por Ele. Ao mesmo tempo, torna-se claro que sua compreensão espiritual neste ponto vai mais fundo do que a dos outros discípulos (cf. João 12: 1 - 8).

A graça e o amor do Senhor Jesus por ela haviam despertado em Maria um grande amor por Ele. Ela havia se sentado a seus pés ouvindo suas palavras e suas palavras haviam lhe dado uma visão espiritual. Assim aconteceu que ela demonstrasse seu amor e apreço por Ele no exato momento em que os homens estavam conspirando em sua inimizade contra Cristo.

Mas como é triste que aqueles que cercavam Jesus não tenham apreciado a ação de Maria. Judas foi o primeiro a ficar indignado por este caro óleo de unção ter sido "desperdiçado" desta forma! Desta forma, ele mostrou o quão pouco Cristo significava para ele.

Devemos ter cuidado com tal atitude: valorizar atos de caridade para com os necessitados, mas considerar como inútil um ato de devoção e adoração dirigido a Cristo. Os cristãos de hoje podem estar em perigo de serem ativos na difusão do Evangelho ou no cuidado pastoral, mas de dar pouco valor à adoração que tem Cristo como seu único objetivo. Mas Aquele que foi à morte para glorificar a Deus em face do pecado e para nos salvar é digno da mais alta honra e homenagem - seja através do óleo da unção de Maria naquela época, seja através de nossa adoração hoje.

Leitura diária da Bíblia: Jó 36: 1 - 21; Atos 17: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário