O Coração de Pastor de Davi
A primeira coisa que este relato bíblico menciona sobre Davi não é seu nome, mas sua atividade como pastor. Antes do próprio Davi aparecer em cena, seu pai Jessé o descreve como o filho mais novo que pastoreia o pequeno gado. Esta descrição é característica da vida futura de Davi e de sua posterior realeza. Davi tinha o coração atento de um pastor! Depois que o profeta Samuel o unge como o futuro rei na frente de seus irmãos, Davi volta-se para seu abnegado pastoreio e cuida fielmente do rebanho de seu pai. Desta forma, ele é preparado por Deus em oculto para suas tarefas posteriores. Quando um leão ou um urso ataca um único animal do rebanho, ele defende o animal com o risco de sua vida. Quando Davi deve sair para verificar o bem-estar de seus irmãos mais velhos, ele confia o rebanho a um guardião que cuidará dele em sua ausência. Como é importante para ele que "suas ovelhas estejam bem! (cap. 17: 20, 34 - 37).
A posterior realeza de Davi é descrita por Asafe no Salmo 78: 70 - 72: Deus "elegeu a Davi, seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas; ... para apascentar a Jacó, seu povo ... Assim, os apascentou, segundo a integridade do seu coração”. Davi cuidava de seu povo com o mesmo cuidado que cuidava do rebanho de seu pai.
No final de seu reinado, Deus tem que punir o povo de Israel por causa de um dos pecados de Davi. O coração de pastor de Davi dói: "Eis que eu sou o que pequei e eu o que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram?"? (2 Samuel 24: 17). O amor deste pastor pelo povo de Deus nos toca e pode ser um exemplo para nós. |
Leitura diária da Bíblia: Jó 19: 21 - 20: 29; Atos 12: 1 - 11
Nenhum comentário:
Postar um comentário