O Ladrão e o Bom Pastor
No conhecido discurso da figura do Bom Pastor, o Senhor Jesus compara o pastor a um ladrão e a um mercenário. Através destas duas posturas, torna-se claro o quanto nosso Pastor Jesus Cristo é único.
O ladrão vem não só dissimulado e indesejado, mas também com más intenções: Ele quer roubar os animais do rebanho a fim de abatê-los e arruiná-los. Estas atividades apontam para a atividade de Satanás, que quer prejudicar o rebanho de Deus; ele traz destruição e morte. Neste contexto, as ovelhas que estão à margem do rebanho são presas particularmente fáceis para o ladrão.
Em contraste, o Senhor Jesus veio para dar vida às suas ovelhas. Satanás toma, Jesus dá. Ele dá vida! Assim, o Senhor retoma aqui o grande tema do Evangelho de João: O Filho de Deus veio para que todos que crêem nEle possam ter a vida eterna. Esta vida é muito mais que a existência eterna, é a vida do Eterno. Como crentes, possuímos o Filho e, portanto, a vida eterna (1 João 5:12).
A vida abundante é uma gloriosa bênção da dispensação da graça - e é uma conseqüência da morte sacrificial de Cristo. Por isso o Senhor acrescenta: "O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas". Sim, o Senhor Jesus é bom, é o Bom Pastor, pois Deus por sua natureza é bom e só faz o bem (cf. Salmo 119: 68). E em nosso verso é Sua morte sacrificial substitutiva que prova que Ele é verdadeiramente bom: o Pastor é bom porque Ele dá Sua vida pelas ovelhas para que elas possam ter vida em abundância.
Como somos preciosos para o nosso Bom Pastor que Ele fez isso por nós!
Leitura diária da Bíblia: Jó 38: 19 - 38; Atos 18: 12 - 22
Nenhum comentário:
Postar um comentário