Ao longo dos tempos, os crentes encontraram alegria e conforto nos Salmos. No entanto, nem sempre conhecemos as circunstâncias em que foram escritos, e muitas vezes nem mesmo o poeta do salmo. Além disso, muitas vezes não é fácil compreender o alcance profético dos Salmos quando eles lidam com eventos que ainda são futuros ou que só se realizaram parcialmente. Portanto, quando queremos aplicar o texto inspirado dos Salmos às nossas próprias circunstâncias, temos que ser muito cuidadosos. Não podemos, por exemplo, pedir vingança contra nossos inimigos, pois o Senhor nos mandou amá-los e orar por eles (Mateus 5: 44).
Mas como e por que os Salmos ressoam tão fortemente no coração dos crentes de hoje? - Porque permitem compartilhar as relações dos autores com o Senhor seu Deus, especialmente quando passaram por momentos de dificuldade. Podemos comparar suas experiências com as nossas e encontrar conforto em ver como Deus os libertou de suas aflições e temores e os confortou.
A Bíblia não nos dá seus ensinamentos úteis sob a forma de um conjunto de regras ou de um livro de receitas. Ao contrário, ela nos revela Deus para que possamos viver felizes em um relacionamento vivo e confiante com Ele. Isto é o que podemos aprender dos Salmos, mesmo que os homens de fé que os escreveram ainda não O conhecessem como nós o conhecemos, como o "Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 1: 3).
Leitura diária da Bíblia: Jó 24: 13 - 26: 14; Atos 13: 23 - 31
Nenhum comentário:
Postar um comentário