sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Veio, pois, o Senhor a Balaão, de noite, e disse-lhe: … levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser. Então, Balaão … foi-se com os príncipes de Moabe. E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia. Números 22: 20 - 22

O rei Moabita Balaque chamou o adivinho pagão Balaão em seu auxílio. Ele deveria colocar uma maldição sobre o povo de Israel. Balaão sabia que os israelitas deviam suas vitórias somente a esse seu forte Deus; por isso hesitou no início. E de fato, em sua pergunta, Deus o proibiu de seguir o chamado de Balaque. Mas o rei não desistiu; ele enviou mensageiros para Balaão novamente. 

 

Surpreendentemente, Balaão foi agora autorizado a ir com eles. Teria Deus mudado sua "opinião"? Não, mas Deus não lhe impôs Sua vontade. Balaão havia consultado Deus uma segunda vez; isto revelou que seu coração não queria fazer a vontade de Deus: Balaão não queria perder o salário de adivinho que foi prometido.


Entretanto, Deus lhe deu uma advertência restritiva ao longo do caminho. Balaão deveria ter escutado: Se ele realmente quisesse apenas fazer o que Deus lhe disse para fazer, então não havia nenhuma chance de receber o salário de adivinho. Deus jamais permitiria que uma maldição fosse colocada sobre seu povo! - Mas o mau profeta segue seu caminho.


Isto nos mostra como é importante que sejamos sinceros diante de Deus! - Se alguém já sabe que sua decisão não corresponde à vontade de Deus, por que então ele tenta "forçar a decisão de Deus" através da oração? É possível que Deus o permita, mas seria apenas em seu prejuízo.


Nunca esqueçamos: maior do que qualquer outra "recompensa" concebível é a rica bênção de Deus! É prometida ao cristão que pede e faz a vontade de Deus de coração.


Leitura diária da Bíblia: Jó 14: 1 - 22; Atos 9: 31 - 43

Nenhum comentário:

Postar um comentário