A cruz do Senhor Jesus separa o crente do mundo, assim como o sangue de Cristo une o crente com Deus (cf. Efésios 2: 13). Se houvesse algo de que eu pudesse me orgulhar, só poderia ser a cruz de Jesus Cristo.
Cristo na cruz - essa é a última coisa que o mundo viu dEle. E por que Ele foi crucificado? Ele podia reclamar a honra e aprovação do mundo como o Filho de Deus. Mas o mundo rejeitou o único. A prova disso é a cruz.
Muitos veneram a cruz sem se darem conta de seu profundo significado. Mas declará-la tem valor somente para aquele que crê: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim". Quanto ao resto, a cruz não é um sinal de bênção, mas de maldição (Gálatas 2: 19, 20; 3: 13).
Naquela cruz, a vida de Cristo na Terra terminou violentamente. Com todos os crentes, eu aceitei o significado de Sua crucificação para mim e não estou mais disponível para uma vida de acordo com os princípios do mundo. Não estou mais presente para eles porque fui feito um com Ele em Sua morte.
A cruz também rompe as raízes de minha autoconfiança. Eu me orgulho da cruz - não mais das habilidades naturais das quais o mundo se orgulha. "O mundo está crucificado para mim". Se eu estiver bem, sua atração por mim diminuirá cada vez mais; pois o mundo está sob a maldição porque expulsou o Filho de Deus.
Leitura diária da Bíblia: Jeremias 12: 1 - 17; Lucas 22: 31 - 38